domingo, 29 de março de 2009

LiMorangada com calda de Kiwi




Esta sobremesa é uma mousse de limão e de morango, regada com uma calda de kiwi. Digamos que ontem estava inspirada e puff...
O contraste do doce com a pequena 'acidez' do kiwi, resultou numa sobremesa muito apetitosa! =)

1 lata de leite condensado (reservar 2 colheres de sopa)
500 gr de morangos
1 limão grande (sumo e raspa)
1 pacote de natas
6 folhas de gelatina incolor
10 kiwis


Lavam-se os morangos e trituram-se na liquidificadora. Passa-se o sumo pelo coador e verte-se para dentro de uma taça, ao qual se junta o sumo e a raspa do limão. Depois adiciona-se o leite condensado (reservando as 2 colheres) e mexe-se bem. Retira-se cerca de 1/3 do creme que se coloca num tacho pequeno e o restante coloca-se no frigorifico.
Entretanto, batem-se as natas bem firmes (sem adição de açúcar) e reserva-se. Após as folhas de gelatina terem sido demolhadas em água fria, levam-se a derreter juntamente com o creme colocado no tacho. Assim que estejam derretidas, mexe-se e deixa-se arrefecer só um pouco.
Adicionam-se os dois cremes mexendo sempre e por último as natas, envolvendo com cuidado. Leva-se ao frigorífico.

Trituram-se os kiwis (descascados). Passa-se o sumo também pelo coador e mistura-se com o leite condensado reservado. Coloca-se numa taça e leva-se ao frigorífico.
Na hora de servir, rega-se a mousse com a calda e enfeita-se a gosto.





Para quem não quiser a calda de kiwi... aqui fica a mousse no seu auge! ;)


sábado, 28 de março de 2009

Pizza



  • 3 gr de fermento padeiro
  • cerca de 300 gr de farinha de trigo
  • água morna qb
  • pitada de sal
Numa taça coloca-se o fermento, o sal e um pouco de água, e dissolve-se o fermento. Vai-se acrescentando a farinha e a àgua. Assim que estiver na consistência e na quantidade desejada, polvilha-se com farinha, faz-se umas "marcas" com os dedos, para que se saiba quando a massa está pronta.
Para ajudar a levedura da massa, aquece-se um pouco de àgua e coloca-se numa taça que estará por debaixo da da massa. Tapa-se com um pano e deixa-se descansar.

Entretanto, num tacho faz-se um refogado, com azeite, alho, cebola, alho e tomate. Tempera-se com um pouco de sal. Deixa-se cozinhar.
No final, quando o refogado já não tiver praticamente molho, adiciona-se os cogumelos.
Desliga-se e adiciona-se o milho doce (lata).
Estende-se a massa com a ajuda de um rolo sobre uma superfície polvilhada c farinha. Untam-se as formas de pizzas com pouco de óleo. Coloca-se a massa na forma, pica-se e vai um pouco ao forno, para que a massa fique bem crocante.

Retira-se do forno, pões-se o refogado, depois fiambre, chourição, paio, ananás, o queijo e os oregãos e leva-se ao forno. Como a massa já esteve a cozer, basicamente é só deixar que o queijo derreta, e os restantes ingredientes ganhem um pouco de cor.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Arroz de Pato

Esta receita é uma das que fazemos aqui em casa. Por ser diferente do que normalmente se vê, resolvi mostra-la!



Num tabuleiro corta-se uma cebola média e reserva-se.
Numa taça faz-se um molho com um pouco de azeite, de banha de porco, sal fino, alho esmigalhado e piripiri. Mistura-se muito bem e unta-se o pato, colocando-o depois por cima da cebola. Rega-se com mais um pouco de azeite e uma golpada de vinho branco.
Ao lado do pato coloca-se bacon e chouriça a gosto e leva-se assar durante mais ou menos uma hora, rectificando-se os temperos.
Depois de assado, desfia-se o pato e reserva-se o ‘molho’. Numa taça coloca-se toda a cebola e cerca de ½ chávena do molho, tritura-se e verte-se para dentro de um tacho.
Leva-se esse tacho ao lume, no qual se vai cozer o arroz, que de preferência não deve ficar nem demasiado seco nem demasiado brando (claro que se tem de adicionar água!). Coloca-se metade desse arroz num tabuleiro, por cima o pato desfiado, a outra metade de arroz, e decora-se com o bacon e chouriça previamente cortados.
Leva-se ao forno ate que fique um pouco ‘tostado’.
Pessoalmente gosto muito deste arroz. Espero que também gostem! =)

Desafio da Foto

A querida Argas, passou-se este desafio que achei interessante. =)

As indicações/regras:

- Vá a sua pasta de fotos no computador.
- Vá ao sexto arquivo de fotos, procure a sexta foto.
- Coloque essa foto no blog e escreva alguma coisa sobre ela.
- Convide 6 amigas para participar e publicarem suas fotos.




Esta foto estava na pasta ''Fotos Minimais'' de uma visita que fizemos no 4ºano ano a dois edifícios projectados pelos docentes. Em concreto, esta foi tirada no Arquivo Municipal de Pombal.

E passo o desafio a:
Ameixa Seca - http://canelamoida.blogspot.com
Belinha - http://receitinhasdabelinhagulosa.blogspot.com
Mesa para 4 - http://mesapara4.blogspot.com
Sara - http://aguanaboca-sarita.blogspot.com
Risonha - http://cozinha-da-risonha.blogspot.com
Sónia - http://cozinhadasalexandra.blogspot.com


Claro que quem não quiser participar, está à vontade! ;) Fear Play! =)
Um beijinho a todos!!=)

quinta-feira, 26 de março de 2009

Crepe de Omelete




Esta receitinha é a tipica de omelete. Chamei-a de 'crepe' porque é frita como um crepe, tendo praticamente a mesma espessura. Tornando-se bem mais agradável comer uma omeletezita!

fiambre cortado aos pequenos cubinhos
5 ovos
1 cebola pequena bem picadinha
salsa picada qb
sal
óleo


Corta-se a cebola bem miudinha, assim como a salsa. Numa taça batem-se os ovos, introduz-se-lhe a cebola, a salsa e o fiambre, e mistura-se muito bem. Tempera-se de sal.
Numa sertã coloca-se um pouquinho de óleo. Deixa-se aquecer. Com uma colher de sopa, coloca-se o preparado, deixa-se alourar e com a ajuda de um utensílio vira-se (tal e qual como se fosse um crepe). Quando estiver douradinha retira-se. Enrola-se a omelete e serve-se acompanhada, por exemplo, com tomate.

terça-feira, 24 de março de 2009

Mousse de Limão com Chocolate Branco



Esta é uma versão da tradicional Mousse de Limão! O chocolate Branco combina muito bem com o limão!
Peço desculpa pela má qualidade da foto, quando o repetir, coloco aqui uma nova*

1 lata de LEITE CONDENSADO
50gr de chocolate culinário branco (ralado)
2pacotes de natas
1/2copo de sumo de limão
raspas de 1 limão
2claras em castelo
4folhas de gelatina branca

Batem-se as claras em castelo! reservam-se.
Entretanto, batem-se as natas com o leite condensando. Junta-se-lhe o sumo e as raspas de limão. Deste preparado, retira-se 4 colheres de sopa que se leva a aquecer para derreter a gelatina, após esta ter sido demolhada em água fria e escorrida. Assim que a gelatina esteja dissolvida, junta-se ao restante creme. Envolve-se... incorpora-se-lhe as raspas de chocolate branco e as claras em castelo, sem bater.

Decora-se com lascas de chocolate branco! =)
Serve-se bem fresquinho!! =)

Pãozinho de Abóbora com Coco



Bem, namorei esta receita assim que a vi. Hoje tive oportunidade de a fazer, por isso arregacei as mangas e toca a trabalhar!
Como achei que a receita total seria muito, resolvi fazer meia dose, o que resultou em 12 pãezinhos deliciosos.

Vou colocar tal e qual como fiz,
0,5 kg de farinha de trigo
1 Ovo
15 gr de fermento de padeiro
½ meia chávena de açúcar e meia de coco
0,5 dl de óleo de milho
1 pitada de sal
200 gr de abóbora cozida.

Descasca-se a abóbora e leva-se a cozer em pouca água, temperada com uma pitada de sal. Assim que esteja cozida, reserva-se a água e tritura-se a abóbora no ‘passvite’, à qual se junta metade do coco após arrefecer um pouco.
Dissolve-se o fermento num pouco de água morna da cozedura. Junta-se ao preparado anterior. Aos poucos vão-se colocando todos os ingredientes, introduzindo um pouco da água até obter uma massa homogénea.
Tapa-se a taça com um pano e deixa-se levedar até que obtenha o dobro do volume (ao contrario da receita que apenas diz para deixar descansar durante uma hora. Por experiência anterior, não é suficiente. E tal como qualquer massa leveda, precisa crescer..logo, demora o seu tempo!).
Depois da massa leveda, unta-se com margarina uma forma, redonda por exemplo, e polvilha-se com farinha. Moldam-se bolinhas que se colocam próximas umas das outras. Deixa-se repousar durante mais 15min. Após este tempo, e já com o forno aquecido a 170C, pincelam-se as bolinhas uma gema de ovo e coloca-se a cozer, durante 20-25minutos em forno médio (160C), até obterem um ar coradinho e obviamente, ate que estejam cozidas.

Entretanto, faz-se uma calda com:

½ copo de leite, ½ copo de coco e ½ copo de açúcar.
Leva-se ao lume o leite com o açúcar, mexendo frequentemente. Depois junta-se o coco e deixa-se ferver mais um pouco.
Picam-se os pãezinhos, ainda quentes, e coloca-se a calda por cima.

Estes “bolinhos” são óptimos para acompanhar um chá.
Esta receita tirei do blog da querida Romy, aqui.

domingo, 22 de março de 2009

Queijada de Pão Ralado



Esta receita vi-a no forum http://cantinhodasreceitas.forumeiros.com da querida Fatusca. Fi-la mas com uma pequena alteração na quantidade de açúcar (diminuição). É uma das minhas queijadas preferidas. Certamente a repetir muitas vezes. Vou coloca-la tal e qual como fiz:


50grs de farinha
5 dl de leite
250grs de açúcar
3 ovos
70grs de pão ralado
40grs de manteiga
1 raspa de um limão
essência de baunilha

Liga-se o forno a 190C.Entretanto unta-se uma tarteira com manteiga e polvilha-se com pão ralado.Dilui-se a farinha num pouco de leite frio e junta-se-lhe o açúcar,os ovos e o pão ralado,mexando sempre.
Adiciona-se-lhe o restante leite e a manteiga,a raspa de limão e a essência de baunilha. Verte-se a massa na forma e leva-se a cozer em banho-maria durante 35 minutos.
Desenforma-se quase estiver fria.

Mão de Vaca estufada


Leva-se a cozer numa panela de pressão com água temperada com sal, durante aproximadamente uma hora.
Num tacho coloca-se azeite, alho, cebola, louro, pimento vermelho, polpa de pimentão e deixa-se repuxar um pouco. Depois coloca-se a mão de vaca, tempera-se com um pouco de sal e piripiri, deixa-se cozinhar um pouco. Logo depois, coloca-se um golpe de vinho branco e deixa-se repousar mais um pouco. Adiciona-se um pouco da água de cozedura, rectificam-se os temperos e deixa-se apurar.
Óptimo para servir com batata cozida.

sábado, 21 de março de 2009

Tarte de Coco



Esta receita foi cedida por uma amiga da minha mãe, a Eugénia.
Além de simples e saborosa, é uma tarte húmida e cremosa.


Massa folhada
250 gr de açúcar
250 gr de coco
5 ovos

Feve-se 1dl de água com o açúcar durante 5 minutos. Reserva-se.
Entretanto mistura-se os ovos com o coco e em seguida, envolve-se-lhe a calda em fio, mexendo bem.
Leva-se a cozer em forno médio (160C) durante 25-30minutos.

Torta de Noz




9ovos
320 gr de açúcar (receita original 450gr... o que é um exagero!!!)
150gr de noz moída
1 colher chá de fermento em pó
5 colheres de sopa de pão ralado

Forra-se um tabuleiro com papel '''horno'' (aquele próprio para ir ao forno que não necessita de ser untado). Liga-se o forno a 180º para que aqueça.

Batem-se as claras em castelo, e reserva-se. Numa taça, mistura-se bem o açúcar com as gemas, adiciona-se-lhe a noz, o pão ralado e o fermento em pó (para ser mais fácil, mistura-se o fermento ao miolo de noz antes de se adicionar às gemas)... e depois juntam-se as claras em castelo. Envolve-se com muito cuidado e muito bem. Coloca-se dentro do tabuleiro e leva-se a cozer a 160º durante 35 a 45min.

Após estar cozido, deixa-se que arrefeça totalmente. Este bolo é muito frágil. Desenforma-se, tira-se-lhe o papel e divide-se ao meio no sentido do comprimento. Coloca-se a primeira parte num prato comprido, recheia-se com natas batidas com açúcar em pó, cerca de 4 colheres para 1 pacote. Mas recheia-se generosamente. Depois com muito cuidado, coloca-se a outra parte. Decora-se com as restantes natas, e com chocolate ralado.. ou nem lascas.. e com nozes! Este bolo é demais!!!
Serve-se bem fresquinho!!

Foi publicado numa revista de Teleculinária do ano de 1981! :

Creme Espanhol



Esta era a sobremesa que a minha avó mais adorava de fazer... e é sem dúvida, BOA!!!

200gr de açúcar + 3 colheres + qb para polvilhar
1 litro de leite
4 ovos
2 colheres de sopa de maizena

Num tacho coloca-se o açúcar e leva-se ao lume para caramelizar, tendo em atenção que não queime demasiado. Junta-se-lhe depois 0.5L de leite quente e mistura-se ( em lume médio).
Numa taça misturam-se as gemas com a maizena e o restante leite frio.
Com o passador coa-se a mistura das gemas e junta-se ao açúcar. Leva-se a engrossar em lume brando.

Liga-se o forno para que aqueça, enquanto se batem as claras em castelo com 3 colheres de açúcar.

Num prato de ir ao forno, coloca-se o creme, depois as claras em castelo e polvilha-se com açúcar, leva-se ao forno para que fique louro. Retira-se e serve-se frio.
Quem gostar de caramelo, pode colocar um pouco de caramelo liquido em cima... hum... MUITO BOM!!!

p.s- Quem preferir, pode adicionar mais quantidade de maizena, para que fique mais espesso**

Bolo de Maçã com Noz



225 grs Farinha
200 grs Açúcar
150 grs Margarina
50 grs de miolo de nozes, picado
3 ovos
3 Maças Pequenas ou 2 Grandes
1 colher (sopa) de Mel
1 colher (chá) de fermento
1 colher (chá) de canela em pó
Sumo de 1 limão
Margarina para untar a forma
Papel vegetal para forrar

Unte a forma do bolo com margarina, forre o fundo com papel vegetal e torne a untar.
Descasque as maças, rale-as e regue-as com o sumo de limão.
Amasse a margarina, derretida, com o açúcar ate obter creme. Junte-lhe depois os ovos, um de cada vez. Seguidos do mel, da canela e da farinha com o fermento.Mexa.Adicione a polpa de maça e as nozes picadas e envolva tudo muito bem.
Verta a mistura na forma e leve a cozer no forno pré-aquecido a 160º, durante cerca de uma hora. Vá verificando, retire, deixe arrefecer e desenforme.

Quem tiver geleia de maçã em casa, barre a parte de cima do bolo com ela. Fica sempre mt bem e acentua o sabor.
Este bolinho embora pequenino é muito bom! Não é doce, é bastante fofinho, húmido e delicioso!! Muito bom!!

Foi-me cedido por uma amiga, a Diana! =)

Tarte Pastel de Nata



A massa, eu fi-la da mesma forma do que a da tarte ''doce de milão'', que é muito boa.
Para o creme utilizei:
1/2 l de calda ( 300ml de água, 300gr de açúcar, casca de limão e dois paus de canela)
1/2 l de leite
2 colheres de sopa de maizena
5 gemas e 1 ovo
4 folhas de gelatina branca


Em primeiro fiz a calda. Num tacho coloquei o açúcar, a água e misturei. Adicionei a casca de limão e a canela. Deixei ferver um pouco e desliguei. Reservei.

Entretanto, numa taça coloquei a maizena, e dissolvi-a com um pouco de leite. Acrescentei o restante. Bati as gemas c o ovo e adicionei. Por último, incorporei a calda em fio ao preparado.
Levei ao lume em banho maria cerca de 10 minutos. Assim que acabou desliguei o lume e dissolvi as folhas de gelatina previamente demolhadas em água fria. Coloquei na tarteira já forrada com a massa, e levei ao forno máximo (230º), durante 25 minutos.




''Tomatada de Lulas''


Esta é a ''receita daqui de casa''

Fiz assim:
Num tacho coloquei uma cebola picada, 3 dentes de alho, uma folha de louro, um pouco de massa de pimento (colher de chá) e deixei alourar. Piquei 7 tomates grantes e juntei. Temperei de sal e pimenta. Deixei refogar. Entretanto, limpei e lavei as lulas, e adicionei ao preparado. Rectifiquei os temperos e deixei cozinhar, até ficar bem apurado e com pouco molho.

Servi com grelos e batata cozida... Também é bom com batata frita, puré ou esparguete**

Bolo de chocolate com pimenta


Vi esta receita num blog na net, passei-o para o word, mas nao o link do blog, por isso não posso dizer de onde tirei. Quis experimentar a receita, então resolvi faze-la em queques, apesar de ter feito meia dose. São muito bons. Acredito que em bolo e com a cobertura, ficará ainda melhor :P
Aqui vai :

''Duas chávenas de farinha com fermento
Duas chávenas de açúcar
Duas chávenas de chocolate em pó (nesquick)
4 ovos
½ chávena de leite
½ chávena de óleo
Duas malaguetas pequena e maduras

Comece por cortar as malaguetas ao meio e retire-lhe as sementes; de seguida leve-as ao microondas para secar durante dois minutos. Misture o chocolate, com a farinha e o açúcar numa taça e no centro da mistura coloque os ovos, o leite e o óleo. Misture bem até ter uma massa uniforme. Junte ao preparado a malagueta seca e bem moída e misture novamente muito bem. Unte uma forma com margarina e um pouco de farinha (para não colar), coloque a massa na forma e leve ao forno a 200º.

Para a cobertura
Uma chávena de leite
Uma chávena de chocolate em pó
Uma lata de leite condensado
Uma colher de sobremesa de margarina

Misture todos os ingredientes numa caçarola e leve ao lume médio; Mexa sempre para que não cole à caçarola (senão fica com o sabor de queimado). Só pare quando obtiver um preparado menos líquido e mais consistente para cobrir o bolo. Importante: Coloque a cobertura logo de imediato no bolo, enquanto este ainda estiver quente; dessa forma ele sairá mais húmido e fofinho.''

*para meia dose, eu utilizei cerca de uma colher de cafe de piri-piri moído**
ah,o nome original é ''chocolate com pimenta''.. mas como a receita leva malaguetas, eu acho que é mais coerente piri-piri do q pimenta, embora não soe tão bem.





Peixe assado no forno



Hum... eu gosto tanto do peixinho assado assim... ai ai

Fiz assim: Cortam-se as batatas e colocam-se dentro de um tacho com àgua e temperadas de sal. Liga-se o fogão até a agua levantar fervura. Desliga-se.

Num tabuleiro faz-se uma cama de cebolas cortadas às rodelas, uns 3/4 dentes de alho picado, 1 folha de louro, um raminho de salsa. Coloca-se o peixe, em postas ou quem preferir, inteiro. Depois os tomatinhos madurinhos cortados em 4, para que ainda fique mais saboroso, tempera-se de sal e piripiri, uma boa golpa de azeite, uma noz de margarina ( para tornar o peixinho mais macio), uma golpada de vinho branco e por fim as batatinhas. Rega-se com um pouco da água das batatas. Leva-se a assar em forno médio durante uns 50min.

Durante a assadela rectificam-se os temperos, e caso haja necessidade, coloca-se mais um pouco da água das batatas**

Quindin



Esta receita tirei-a da TeleCulinária. É muito boa mas para a próxima, ou faço em mini forminhas ou então tenho de arranjar umas mais pequena. Na receita dizia para se utilizar uma forma pequena, mas como eu não tinha, utilizei uma normal.

Aqui esta:
200gr de açúcar
1.5dl de leite de coco
50gr de coco ralado
10 gemas
vaqueiro

Unta-se uma forma PEQUENA com a vaqueiro e polvilha-se com açúcar.
Numa taça mistura-se as gemas com o açúcar. Mexe-se com cuidado. Adiciona-se o coco e o leite de coco. Mistura-se. Coloca-se o creme dentro da forma e leva-se a cozer em banho maria, durante 1hora a 140º.

Coelho frito





Aqui vai:
Numa taça coloca-se o coelho/frango aos pedaços, picam-se uns 5 dentes de alhos, tempera-se de sal e piripiri e rega-se com o sumo de 2 limões.
Reserva-se durante um pedaço.

Entretanto, numa sertã coloca-se óleo e um pouco de manteiga. Assim q estiver quente, frita-se. Quando a carne já estiver douradinha, coloca-se o molho do tempero e deixa-se acabar de cozinhar!!
Garanto-vos, é delicioso!!

Frango à Lavrador



Bem, eis um dos meus pratos favoritos!!

Faz-se assim:

Um refogado com azeite, alhos picado, cebola picada, tomate picado e sem pele, folha de louro e um pouco de massa de pimentão. Entretanto, apos a cebola estar loura, adiciona-se o frango, tempera-se de sal e piripiri e deixa-se cozinhar. Acrescenta-se vinho branco. E deixa-se cozinhar como um estufado/guisado normal.

Quando o frango estiver quase cozido, junta-se a couve lombarda e água suficiente para a cozedura. Além de que este prato fica optimo cheio de molhinho!
Rectificam-se os temperos.
Quando a couve estiver a ficar mole, adiciona-se o esparguete cortado aos pedaços. Acrescenta-se mais um pouco de água, se necessário, e deixa-se cozer.

(desta vez coloquei um pouco de chouriça/linguiça.. mas nem sempre coloco)

Bolonhesa de perú




Utilizei:
bifes de perú - moí na hora
cogumelos
cebola picada
tomates maduros
alho
folha de louro
azeite
cerveja
sal e pimenta qb


Num tacho fiz um refogado azeite, cebola, alho e tomate picado e uma folha de louro. Temperei e deixei cozinhar.
Coloquei os cogumelos e envolvi. Juntei a carne, rectifiquei de sal e pimenta e deixei cozinhar. Borrifei com cerveja. Deixei apurar.
Cozi esparguete em àgua temperada com sal e um pouquinho de óleo para amaciar.

Coloquei o esparguete, a carne e polvilhei com queijo ''parmesão''.

Arroz de cogumelos




Coze-se o arroz num tachinho com bastante àgua e temperado com sal. Assim que o arroz já esteja a ficar molinho, mas não muito, desliga-se e escorre-se a água. Passa-se por água e reserva-se.



Entretanto faz-se um refogado com um pouquinho de azeite, uma folha de louro, uma cebolinha cortada aos pedacinhos e deixa-se alourar. Quando a cebola estiver 'transparente', colocam-se os cogumelos, tempera-se com um pouquinho de sal, com pimenta e deixa-se refogar. Assim que estiver com aquele aspecto lindo, envolve-se o arroz, rectificam-se os temperos e deixa-se estar só um pouquinho.

Açorda de alho



A esta receita é ideal quando não se tem muito tempo para cozinhar, e quando sobrou algum pão de véspera.

Para 2 pessoas:

Num tacho coloca-se um pouco de azeite, 4 a 5 dentes de alho picado, tempera-se com um pouco de sal e para quem gosta, piripiri. Assim que o azeite começar a ferver, coloca-se 3 ou 4 bicos cortados aos pedacinhos. Envolve-se bem e rega-se com àgua quente até o cobrir. Mexe-se e rectificam-se os temperos. Partem-se dois ovos e deixam-se escalfar. Tapa-se e coze-se em lume brando até aos ovos estarem prontos.

A açorda de peixe é muito identica a esta, só que coze-se o peixe em separado. Depois de cozido desfia-se, coloca-se no tacho antes do pão, e utiliza-se a água de cozedura do peixe.

Tigelada


Esta receitinha é a q costumamos fazer cá em casa. A última vez que a fiz, barrei a ''forma'' com mel (vi esta dica no blog da belinha) e depois introduzi a receitinha!! =) Ah, como coloquei mel, retirei açúcar à quantidade dada pela receita. Mas coloco a receita sem alterações:

1litro de leite
250gr de açúcar
6ovos inteiros
30gr de farinha com fermento
1 pau de canela

Aquece-se um pouco o leite com canela. Liga-se o forno e pôe-se o prato vidrado onde se irá por o preparado. (saltei esta parte porque tinha untado o prato com mel).
Mistura-se tudo e coloca-se no recipiente.
Antes de se colocar no forno, polvilha-se com bastante canela. =)
Coze-se em forno médio durante 40 a 50min.

Salada de frango

Eu costumo fazer esta salada quando sobra frango de churrasco ou assado no forno!! =)

Leva: espirais, milho, (tomate), frango, alface, ovo cozido,cenoura ralada, (azeitonas)... quando coloco no prato envolvo em maionese... hum... muito bom!! =)

Crepe de legumes






=P para a massa: 400gr de farinha de trigo, 3dl de água, 1,5dl de óleo, pitada de sal (1ovo - opcional)

Numa taça misturam-se todos os ingredientes muito bem, sem que fique nenhum grânulo.

Numa frigideira anti-aderente, faz-se os crepes. Tendo atenção para que não coza demasiado, para que depois seja mais facil de moldar.

Como eu já tinha o preparado de lugumes feito, à medida que saia um crepe, eu recheava-o logo!



Para rechear o crepe, coloca-se o recheio no meio. Com uma ''cola'' feita com farinha com um pouco de água, unta-se a primeira parte que se dobra. Depois, toda a restante ''meia-lua''. Após essas duas partes ''coladas'', coloca-se um pouco nas outras duas e fecha-se o crepe.
É essencial que o crepe não esteja demasiado cozido para que não parta ao dobrar, e a ''cola'' é fundamental para que o crepe não abra enquanto frita.

RECHEIO: (aqui meninas é um pouco ao gosto de cada uma. Leva couve lombarda, cenoura cortadas às tirinhas, cebola cortadas às meias luas, rebentos de soja, rebentos de bambu, cogumelos.. e há quem ponha carne picada, o que nunca me aventurei a fazer. Honestamente, desta vez, coloquei todos os ingredientes que indiquei com a excepção dos rebentos de bambu e os cogumelos.)

Numa frigideira grande coloca-se um pouco de óleo aquecer. Depois louram-se as cebolas e retiram-se. Se houver pouco óleo na frigideira, volta-se a colocar mais um pouquinho, cozinham-se as cenouras. Retiram-se. Depois coloca-se a couve e os rebentos, deixa-se cozinhar um pouco, voltam-se a por a cebola e a cenoura, mistura-se bem e tempera-se com um pouco de sal, uma colher de açúcar e um pouquinho de piri-piri (muito pouquinho). Deixa-se estar mais uns 2 minutinhos e já esta! =)

Acredito que possam levar molho de soja.. de ostra ou um outro.. mas eu prefiro assim! =) Espero que gostem!

Salada fria de arroz

Este prato é adorado cá em casa, especialmente no verão.

Coze-se o arroz em água abundante temperada com sal. Assim que o arroz esteja mole (não demasiado cozido), escorre-se a água e passa-se por água fria. Reserva-se.
Numa taça corta-se tomate aos cubinhos, pimento verde às lascas e tempera-se como se de uma salada se trata-se, com azeite, sal e um pouco de vinagre. Junta-se o arroz. De seguida coloca-se todos os ingredientes a gosto, neste caso : atum, milho, fiambre e ovo cozido. Envolve-se tudo e serve-se!!

Frango diferente

Esta receita foi ensinada por um colega, o Miguel!! =)



Corta-se o frango aos pedaços e tempera-se com sumo de limão.
Depois é passado por farinha e frita-se.

molho:
num almofariz ou pilão:

mete-se 3-4 dentes de alho e esmaga-se com umas pedras de sal, depois espreme-se um limão la para dentro e acaba-s de encher com vinho do porto tinto.

De seguida, mete-se o frango num tacho e quando o tacho estiver quente, poe-s a mistura do almofariz la dentro e espera-se um pouco para o alcool evapore (MUITO IMPORTANTE). Vai-se abanando o tacho para que o molho envolva o frango.
Servi com esparregado!! :P

Folhado de carne

Esta receita é muito boa para aqueles dias em que não apetece estar demasiado tempo a preparar a refeição! Aqui vai:

carne de vaca triturada
cebola média
tomates maduros
massa folhada
sal e pimementa qb



Passo a passo: (não vou comentar as imagens porque elas dizem tudo) ;)





Coloca-se no forno pré-aquecido a 170º durante uma hora, aproximadamente.






(da próxima vez unto o tabuleiro em vez d usar o papel) ;)

Bolo Esponja


4ovos
150gr de açúcar
250gr de farinha de trigo
2colheres de sopa de fermento em pó
8colheres de sopa de água morna

Batem-se as gemas com o açúcar. Depois junta-se a água devagar, sem nunca deixar de mexer. Depois a farinha e o fermento peneirados, alternando com as claras em castelo.

Unta-se uma forma e polvilha-se com canela ou chocolate em pó! (desta vez fiz com chocolate). Coze em forno médio.

CALDA:
1 chávena de leite
1 colher de sopa de manteiga
1/4 de chávena de açúcar
essência de baunilha qb

Num tacho leva-se todos os ingredientes ate levantar fervura.

Com o bolo ainda por desenformar, pica-se com o garfos e com cuidado rega-se o bolo, até fica bem ensopadinho! Espera-se um pouco e desenforma-se! =)


Espero que gostem! =)

sexta-feira, 20 de março de 2009

Bacalhau assado no forno



Este bacalhau é um sucesso!! Fácil de fazer, bastante saudável (só leva azeite) e super BOM!!

Num tabuleiro coloca-se cebola cortada às rodelas até tapar o fundo, e por cima picam-se 3 dentes de alho. Enxagua-se o bacalhau num pano e passa-se pelo pão ralado. Assim que esteja panado (crú), coloca-se no tabuleiro. Tempera-se com um pouco de sal, pimenta e piripiri e rega-se com um golpe generoso de azeite, se necessário a meio do tempo, rega-se um pouco mais.
Leva-se assar em forno pré-aquecido durante 50min, a 170C.
Serve com puré de batata, por exemplo.