
Esta receita tirei-a de um livro de uma colega minha, com uma pequena alteração, que foi trocar o doce de groselha pelo de morango. Fi-lo e confesso que é uma tarte diferente, muito saborosa e ideal para se acompanhar com um chá.
Massa:
- 300 gr de farinho + qb
- 50 gr de açúcar
- 1 pitada de sal fino
- 1 saquinho de açúcar baunilhado ( substituí por uma colher de café de essência de baunilha)
- raspa de um limão
- 150 gr de manteiga amolecida
- 1 ovo
Coloque na cavidade central a manteiga em pedaços (derreti-a e deixei arrefecer para que fosse mais fácil a união dos ingredientes) e o ovo batido.
Amassa-se rapidamente, trabalhando com as pontas dos dedos e depois dá-se a forma de uma bola. Polvilha-se com farinha e deixa-se repousar em lugar fresco, cerca de 30 minutos, coberta por um pano.
Depois do tempo de repouso, unta-se com manteiga e polvilha-se com farinha uma tarteira de base móvel,onde aos poucos de revestirá com a massa preparada.

Entretanto, distribui-se cerca de 200 gr de compota de morango sobre a massa, tapa-se com o pano e deixa-se repousar enquanto se prepara o recheio.

Recheio:
- 200 gr de amêndoa moída
- 50 gr de açúcar
- 50 gr de maisena
- 4 ovos
- 1 pitada de sal fino
- 5o gr de amêndoa palitada (não coloquei)
Separe as claras das gemas. Bata as claras em castelo com a pitada de sal. Numa terrina deposite as gemas e incorpore-lhe aos poucos o composto de "farinha", alternando com as claras batidas.
Distribua o composto pela tarteira e alinhe-o, cobrindo a compota de morango.

Comece a cozedura no forno pré-aquecido a 180 graus, durante 20minutos, e depois retire a tarteira do forno, polvilhe a superfície com as amêndoas palitadas e leve ao forno durante mais 10minutos, até ter aspecto bem dourado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário