Na panela de pressão, coloca-se um bom pedaço de azeite, cerca de uma colher d vinagre, os alhos picados, a folha de louro e deixa-se aquecer. Quando o azeite estiver quente, coloca-se o lombo, virando-o para que vá ganhando cor. Coloca-se o vinho branco, os temperos e deixa-se cozinhar até que haja apenas metade do "molho" inicial. Este procedimento mantem-se durante uns minutinhos, para que este ''aroma'' entre na carne. Depois coloca-se um pouco de água, a necessária para a cozedura, rectifica-se os temperos, fecha-se a panela e deixa-se cozinhar cerca de 50 minutos.
Servi o lombo cortado às fatias, com arroz de cenoura e grelos cozidos.
Para o arroz:
1 chávena de arroz agulha
1 chávena de água
1 cebola média
2 dentes de alho
azeite
sal qb
Em primeiro faz-s o refogado com o azeite, a cebola picada e o olho. Assim que a cebola esteja lourinha adiciona-se a cenoura picada, tempera-se de sal e deixa-se cozinhar. Lava-se o arroz, coloca-se no tacho, mistura-se e adiciona-se a água quente. Rectifica-se de sal. Assim que a água do arroz comece a ferver, coloca-se no mínimo de deixa-se cozinhar cerca de 15 minutos.
A maior parte das pessoas, coloca o dobro arroz em água. Aqui em casa colocamos sempre a mesma quantidade. O arroz fica sempre soltinho. O que posso dizer é que quando o arroz estiver quase sem água, trinca-se um grão. Se estiver ainda muito duro, coloca-se mais uns ''pinguitos'' de água e deixa-se cozinhar... mas se já estiver quase pronto, apaga-se o lume, tapa-se e deixa-se que o próprio vapor o acabe de cozer. ;)
Tal como as palavras, que por vezes deixam de ser pequenas e de estar soltas... os paladares revelam-se os verdadeiros protagonistas, de um mundo secreto de emoções...
Nenhum comentário:
Postar um comentário