terça-feira, 24 de março de 2009

Pãozinho de Abóbora com Coco



Bem, namorei esta receita assim que a vi. Hoje tive oportunidade de a fazer, por isso arregacei as mangas e toca a trabalhar!
Como achei que a receita total seria muito, resolvi fazer meia dose, o que resultou em 12 pãezinhos deliciosos.

Vou colocar tal e qual como fiz,
0,5 kg de farinha de trigo
1 Ovo
15 gr de fermento de padeiro
½ meia chávena de açúcar e meia de coco
0,5 dl de óleo de milho
1 pitada de sal
200 gr de abóbora cozida.

Descasca-se a abóbora e leva-se a cozer em pouca água, temperada com uma pitada de sal. Assim que esteja cozida, reserva-se a água e tritura-se a abóbora no ‘passvite’, à qual se junta metade do coco após arrefecer um pouco.
Dissolve-se o fermento num pouco de água morna da cozedura. Junta-se ao preparado anterior. Aos poucos vão-se colocando todos os ingredientes, introduzindo um pouco da água até obter uma massa homogénea.
Tapa-se a taça com um pano e deixa-se levedar até que obtenha o dobro do volume (ao contrario da receita que apenas diz para deixar descansar durante uma hora. Por experiência anterior, não é suficiente. E tal como qualquer massa leveda, precisa crescer..logo, demora o seu tempo!).
Depois da massa leveda, unta-se com margarina uma forma, redonda por exemplo, e polvilha-se com farinha. Moldam-se bolinhas que se colocam próximas umas das outras. Deixa-se repousar durante mais 15min. Após este tempo, e já com o forno aquecido a 170C, pincelam-se as bolinhas uma gema de ovo e coloca-se a cozer, durante 20-25minutos em forno médio (160C), até obterem um ar coradinho e obviamente, ate que estejam cozidas.

Entretanto, faz-se uma calda com:

½ copo de leite, ½ copo de coco e ½ copo de açúcar.
Leva-se ao lume o leite com o açúcar, mexendo frequentemente. Depois junta-se o coco e deixa-se ferver mais um pouco.
Picam-se os pãezinhos, ainda quentes, e coloca-se a calda por cima.

Estes “bolinhos” são óptimos para acompanhar um chá.
Esta receita tirei do blog da querida Romy, aqui.

Nenhum comentário: