sábado, 21 de março de 2009

Torta de Noz




9ovos
320 gr de açúcar (receita original 450gr... o que é um exagero!!!)
150gr de noz moída
1 colher chá de fermento em pó
5 colheres de sopa de pão ralado

Forra-se um tabuleiro com papel '''horno'' (aquele próprio para ir ao forno que não necessita de ser untado). Liga-se o forno a 180º para que aqueça.

Batem-se as claras em castelo, e reserva-se. Numa taça, mistura-se bem o açúcar com as gemas, adiciona-se-lhe a noz, o pão ralado e o fermento em pó (para ser mais fácil, mistura-se o fermento ao miolo de noz antes de se adicionar às gemas)... e depois juntam-se as claras em castelo. Envolve-se com muito cuidado e muito bem. Coloca-se dentro do tabuleiro e leva-se a cozer a 160º durante 35 a 45min.

Após estar cozido, deixa-se que arrefeça totalmente. Este bolo é muito frágil. Desenforma-se, tira-se-lhe o papel e divide-se ao meio no sentido do comprimento. Coloca-se a primeira parte num prato comprido, recheia-se com natas batidas com açúcar em pó, cerca de 4 colheres para 1 pacote. Mas recheia-se generosamente. Depois com muito cuidado, coloca-se a outra parte. Decora-se com as restantes natas, e com chocolate ralado.. ou nem lascas.. e com nozes! Este bolo é demais!!!
Serve-se bem fresquinho!!

Foi publicado numa revista de Teleculinária do ano de 1981! :

Nenhum comentário: